Entrevista com David Mack, autor de mais de 30 romances do universo literário de Star Trek

apenas um trekker
11 min readAug 16, 2024

--

David Mack

David Mack é um autor de destaque no universo de Star Trek, com um portfólio que abrange 31 romances originais, incluindo Collateral Damage para Star Trek: The Next Generation e Firewall para Star Trek: Picard. Sua produção literária também inclui quatro novelas e dez contos, sendo notável a premiada “Lost and Founder,” publicada na revista Star Trek Explorer.

Na televisão, Mack coescreveu os episódios “Starship Down” e “It’s Only a Paper Moon” de Star Trek: Deep Space Nine. Seu trabalho adicional no universo de Star Trek inclui uma minissérie de quadrinhos que conecta TNG e DS9, roteiros para jogos de computador, contribuições para obras de referência e o livro The Starfleet Survival Guide.

Confira a entrevista com David Mack.

David, é uma grande honra para mim entrevistá-lo. Eu adoro seus livros.

Obrigado. É muito gentil da sua parte dizer isso, e é sempre bom ouvir.

Para começar, gostaria de perguntar: Quais autores ou obras tiveram a maior influência no seu desenvolvimento como escritor?

Pode parecer uma pergunta simples, mas respondê-la é mais difícil do que se imagina. Acredito que quase tudo que li ao longo da minha vida contribuiu, de alguma forma, para o meu imaginário autoral.

Passei boa parte da minha infância na biblioteca local da minha cidade, devorando obras de ficção científica e fantasia voltadas para jovens. Sempre gostei de ler, e aos 10 ou 11 anos já sonhava em me tornar autor. Nessa época, eu lia muito autores como Ray Bradbury, Isaac Asimov, J.R.R. Tolkien, H.G. Wells, Richard Matheson e Andre Norton, além de obras de Pierre Boule e James Blish.

Quando eu tinha 15 anos, passei a focar em roteiros. Logo passei a admirar o trabalho de roteiristas como Robert Towne, Shane Black, Lawrence Kasdan, James Cameron e Brian Helgeland.

No entanto, o autor que capturou minha imaginação como nenhum outro é Richard Brautigan. Ele não é muito conhecido, o que considero uma grande injustiça. Ele foi um dos últimos autores da geração Beat, popular nos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970. O estilo de Brautigan era simples, mas poético. Havia uma beleza austera em sua prosa e em seus versos. Ele tinha um talento para antropomorfizar não apenas objetos, mas também forças da natureza. Mais importante, ele explorava de forma delicada e respeitosa as vidas emocionais de pessoas comuns tentando entender a vida, o amor e a perda. O primeiro romance dele que li foi In Watermelon Sugar, uma história surrealista de amizade e amor, correspondido ou não, ambientada em um mundo onde o sol brilha de uma cor diferente a cada dia da semana. Li essa obra quando tinha 17 anos; 38 anos depois, ainda adoro esse romance. Tenho uma coleção de todas as obras publicadas de Brautigan, incluindo algumas primeiras edições que são muito preciosas para mim.

Além de ter escrito e consultado para Star Trek na televisão, você é um dos autores mais prolíficos no universo literário da franquia. Seus tie-ins publicados incluem 31 romances originais (incluindo dois vencedores do Scribe Award, seu romance de Star Trek: The Next Generation — Collateral Damage e seu livro de Star Trek: Picard — Firewall), quatro novelas, dez contos (incluindo a história recente vencedora do Scribe Award Lost and Founder, publicada na edição 8 da revista Star Trek Explorer), uma minissérie de quadrinhos de quatro edições que cruza TNG e DS9, roteiros para jogos de computador de Star Trek, contribuições para obras de referência de Star Trek, e o sempre útil livro The Starfleet Survival Guide. Como você percebe o impacto do seu trabalho dentro do universo literário de Star Trek ao longo dos anos?

Bem, certamente ocupa bastante espaço em uma estante quando tudo está reunido em um só lugar.

Falando sério, sinto-me muito sortudo por ter sido permitido contribuir tanto para Star Trek ao longo das últimas três décadas. Cresci com Star Trek como uma das minhas primeiras influências, tanto criativamente quanto ideologicamente. Como fã, Star Trek é o meu verdadeiro primeiro amor. Consequentemente, o fato de ter sido permitido contribuir para suas obras canônicas e adicionar à sua mitologia compartilhada com minha ficção curta, romances e outros trabalhos tem sido e continua sendo uma tremenda honra. E uma das maiores recompensas tem sido ver ideias que sugeri aos produtores, ou elementos que criei em minha ficção, aparecerem na tela como parte das novas aventuras canônicas de Star Trek.

Dois dos seus livros que mais gosto são os romances do Universo Espelho The Sorrows of Empire e Rise Like Lions. Acredito que a história combinada deles daria um ótimo filme.

Eu não acho. É tudo muito complicado, com camadas e nuances demais para ser feito de forma justa em menos de duas horas e meia. Cada um desses romances mereceria pelo menos uma temporada de 12 episódios na televisão, e isso antes de considerarmos outras histórias relacionadas que precisariam ser filmadas e incorporadas nessas temporadas para que tudo fizesse sentido.

Dito isso, no momento em que Alex Kurtzman me pedir para escrever essa série, eu começo a trabalhar nela.

Existe algum livro ou série dentro do universo de Star Trek que você considere sua obra mais significativa ou da qual você tem mais orgulho?

Que dilema ao nível de “A Escolha de Sofia”. É como perguntar a um pai qual dos filhos ele mais ama. Para mim, acho que essa resposta precisa ser dividida em três partes.

Em termos de importância, não acho que nada que eu tenha feito chegue perto do impacto da trilogia Star Trek: Destiny — Gods of Night, Mere Mortals e Lost Souls. Alguns leitores a descreveram como “o Senhor dos Anéis de Star Trek,” e acho que essa comparação é bem adequada. Continua sendo uma das ideias mais épicas que já concebi, e a escala gigantesca dessa história é algo que eu não teria coragem de abordar novamente. É o tipo de coisa que eu só poderia ter escrito quando era jovem o suficiente para não entender o quão insano esse empreendimento realmente era.

Se estou tentando escolher uma criação favorita no geral, seria a saga Star Trek: Vanguard. Eu a desenvolvi sob a direção do editor Marco Palmieri e, nos anos seguintes, escrevi metade da saga, alternando de livro em livro com a equipe de escritores Dayton Ward e Kevin Dilmore. Como equipe criativa, nos impulsionamos mutuamente a novos patamares, e o resultado foi uma série literária de Star Trek diferente de qualquer outra antes ou desde então. Dayton uma vez comparou a experiência de criar Vanguard a “capturar relâmpagos em uma garrafa”. Olhando para trás, vejo que ele estava certo. Houve uma confluência de pequenos achados de talento, energia e inspiração que nos ajudou a criar essa série de nove livros, e é uma criação da qual todos nós continuamos orgulhosos.

A terceira parte da minha resposta seria destacar uma obra de Star Trek que para mim parece um feito especial: meu romance Star Trek: Picard — Firewall. É uma história de amadurecimento sobre uma mulher adulta queer, Seven of Nine, rompendo com sua primeira família escolhida e aventurando-se sozinha na galáxia para se encontrar e construir sua própria vida.

Tive muitas preocupações quando aceitei o projeto; como um homem branco, heterossexual, cisgênero e de meia-idade, eu realmente conseguiria criar um Bildungsroman sobre uma mulher queer sem que se tornasse algo inautêntico — ou pior, exploratório? Mas me esforcei, fiz a pesquisa e passei tempo conversando com membros dessa comunidade antes de escrever o livro, e a recepção calorosa que ele recebeu de mulheres, tanto heterossexuais quanto queer, além de membros das comunidades queer e trans, tem sido extremamente positiva. Suas vendas sólidas, críticas elogiosas e a recente vitória no Scribe Award como Melhor Romance Original fizeram de Firewall uma das histórias mais gratificantes que já escrevi, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Como o feedback dos fãs influenciou o seu trabalho e a maneira como você aborda a escrita dentro do universo de Star Trek?

Sei que isso pode soar terrível para algumas pessoas, mas o feedback dos fãs praticamente não tem efeito nas minhas decisões criativas. O feedback que preciso levar em consideração é o que recebo dos meus editores, do escritório de licenciamento e de outros representantes oficiais da franquia Star Trek.

Parte do motivo pelo qual dou pouca atenção às críticas ou sugestões dos fãs é que raramente há consenso entre eles sobre o que querem ver ou como acham que determinado personagem deve ser escrito. Nos últimos vinte anos, recebi frequentemente e-mails de fãs diferentes sobre o mesmo livro ou história, em que um leitor acha que fiz tudo errado, enquanto o outro me agradece por ter captado tão bem o espírito do programa que eles lembram e amam. Fãs não estão isentos da única verdade sobre o mundo do entretenimento: “Ninguém sabe de nada.”

Como estamos desenvolvendo um tributo a Star Trek: Deep Space Nine no canal “Apenas um Trekker,” gostaria de lhe fazer uma pergunta sobre a série. Qual é o seu episódio ou arco de história favorito em Deep Space Nine, e como isso influenciou seu trabalho nos romances?

Para não ser “aquele cara”, não vou citar nenhum dos episódios que coescrevi.

É difícil ter apenas um “episódio favorito” de Deep Space Nine. É uma série tão incrível, com uma variedade de histórias tão vasta, que destacar um episódio parece uma traição aos outros.

Eu realmente me conectei com o episódio piloto, mas o episódio que me fez ter certeza de que amava a série foi o trágico episódio da primeira temporada, Duet. Tantas reviravoltas e um núcleo moral tão comovente fazem dele um episódio raramente igualado em Star Trek ou em qualquer outra série.

Mas também brilhando com genialidade, empatados com Duet no primeiro lugar, estão The Visitor, Civil Defense, Our Man Bashir, Trials and Tribble-ations, In the Pale Moonlight e Far Beyond the Stars.

Quanto à influência da qualidade e intensidade da escrita de Deep Space Nine no meu trabalho nos romances, basta dizer que minha carreira como escritor profissional de ficção começou com Star Trek: Deep Space Nine. Foi o meu ponto de partida. Desde o primeiro dia, tive que nadar em águas profundas com escritores muito mais experientes do que eu. Não há melhor educação do que essa.

Você é um dos poucos autores no universo literário de Star Trek que também escreveu episódios para a franquia. Como foi participar da escrita dos episódios de Deep Space Nine Starship Down e It’s Only a Paper Moon, sendo este último um dos momentos mais icônicos da série?

Estar na sala dos roteiristas para a sessão de desenvolvimento de Starship Down foi uma das experiências mais emocionantes da minha vida profissional. Estar naquela sala com tantos escritores imensamente talentosos, cujas carreiras eu aspirava seguir, foi ao mesmo tempo intimidante e revigorante. De certa forma, é uma piada cruel do universo que eu tenha tido a chance de começar minha carreira de escritor ali, em um ambiente tão raro — mas que, nos 30 anos desde então, nunca tenha conseguido voltar lá.

As contribuições que meu ex-parceiro de roteiro John J. Ordover e eu fizemos para It’s Only a Paper Moon pareceram inicialmente menos substanciais do que as que fizemos para Starship Down. Na nossa primeira venda de roteiro para a TV, conseguimos uma tarefa de script e recebemos o cobiçado crédito de “escrito por” na tela. Achamos isso irônico, porque nosso roteiro para “Starship Down” foi tão drasticamente reescrito por Rene Echevarria que, quando foi ao ar, mal reconhecemos dez palavras do diálogo no episódio como sendo nossas.

Nosso crédito na tela para It’s Only a Paper Moon diz “história de David Mack e John J. Ordover,” e “teleplay de Ronald D. Moore”. Na TV, “história de” é considerado um crédito menos prestigioso do que “escrito por” ou até “teleplay de”. Mas quando o episódio finalmente foi ao ar, John e eu ficamos maravilhados com a quantidade de nosso texto original que entrou no episódio final. Apesar de termos o crédito na tela menos impressionante, ambos sentimos que mais do nosso trabalho real chegou à tela em It’s Only a Paper Moon.

O que posso dizer? Televisão é um negócio estranho. E o mundo editorial também não é exatamente normal.

Como você vê a evolução do universo de Star Trek nos próximos anos e qual o seu papel dentro dessa evolução?

Se você está se referindo à televisão, sinceramente, não posso dizer com certeza. No momento, Star Trek: Strange New Worlds está se preparando para o lançamento da sua terceira temporada e escrevendo a quarta. Star Trek: Starfleet Academy está quase terminando a escrita da primeira temporada, e é esperado que retorne para uma segunda. O telefilme de Star Trek: Section 31 está para ser lançado a qualquer momento. E quem sabe se uma forte resposta dos fãs pode inspirar uma terceira temporada de Star Trek: Prodigy?

Pode haver mais séries de Star Trek em desenvolvimento? Com certeza. Mas também pode ser que não haja. O acordo geral da Secret Hideout com a CBS Studios termina em breve, e não está claro se uma ou ambas as partes pretendem continuar o relacionamento. Somando-se a essa incerteza está a recente confusão sobre a venda da Paramount, recentemente anunciada para a Skydance, mas agora ameaçada por um novo comprador em potencial. Se a Paramount for vendida, isso afetará a licença de produção de televisão de Star Trek? Não sei. Talvez. Talvez não. Talvez isso estimule novos investimentos em Star Trek. Ou talvez os novos proprietários decidam que o mercado está saturado e cortem gastos. Muito dependerá do que os novos proprietários decidirem fazer com o canal de streaming Paramount+. Se eles o fecharem, isso pode ser uma má notícia para os fãs de Star Trek.

Quanto ao meu papel em tudo isso, ou mesmo no pequeno nicho de ficção derivada de Star Trek, não sei se haverá algum. Nos últimos anos, a editora Simon & Schuster (por meio de seus vários selos) reduziu o número de romances originais de Star Trek publicados a cada ano. No momento, fui informado de que estão reduzindo para apenas três livros por ano. Eu fiquei animado em ter a revista Star Trek Explorer como uma plataforma onde eu poderia vender contos de Star Trek, mas a publicação de revistas é uma indústria ainda mais volátil do que a de livros. Então, quem sabe?

Continuo sonhando com a possibilidade de convencer Alex Kurtzman e a equipe da CBS Studios a me deixar ajudar a escrever e produzir uma adaptação televisiva de várias temporadas da saga Star Trek: Vanguard, mas as chances de isso acontecer são de aproximadamente dez milhões para um. Por outro lado, fiz uma carreira de realizar coisas improváveis, então ainda não desisti.

O mercado editorial brasileiro parece ter esquecido Star Trek. O último lançamento foi em 2016. Como grande parte do público brasileiro não lê em inglês, o acesso às obras é bastante restrito. Você tem alguma sugestão de como os trekkers brasileiros podem se mobilizar para mostrar que há um forte interesse pelos livros da franquia no Brasil?

Percebi que você fez essa pergunta para quase todos os escritores de Star Trek que aceitaram ser entrevistados no seu blog. Não tenho muitos conselhos a oferecer que já não tenham sido dados. A chave seria encontrar uma editora sediada no Brasil que tenha os recursos para traduzir romances de Star Trek para o português ou outros idiomas comuns para os leitores brasileiros.

Uma abordagem possível seria encontrar um excelente tradutor fluente em inglês e nos idiomas do Brasil e ver se ele pode ser contratado por uma taxa nominal para traduzir um capítulo de amostra de um popular romance de Star Trek. Isso poderia ser usado como exemplo para uma editora, mostrando que existem pessoas capazes de fazer isso acontecer.

O desafio mais difícil seria fazer um caso de negócio convincente para uma editora. Pode ser complicado mostrar que algo assim seria lucrativo, especialmente porque tão poucas empreitadas no mercado editorial são. Talvez você possa tentar entrar em contato com a editora e os editores da Cross Cult Romane na Alemanha, para perguntar como eles começaram o celebrado programa de livros de Star Trek em alemão e ver se eles compartilham alguma informação geral sobre a rentabilidade. Essas seriam informações que poderiam ser usadas para tentar convencer uma editora brasileira de que há dinheiro a ser ganho ao explorar esse mercado. Outra métrica importante seria descobrir quantos espectadores brasileiros assistem às novas séries de Star Trek.

Em resumo: você tem uma missão difícil pela frente. Eu lhe desejo boa sorte e espero que tenha sucesso.

--

--

apenas um trekker

Professor, historiador e autor de dois livros sobre o universo de Star Trek. Confira nesse link: https://linktr.ee/livrosstartrek